Autor: Alejandro Zambra
Ano: 2006
“ mas naquela noite ambos descobriram as afinidades emotivas que com um pouco de vontade qualquer casal é capaz de descobrir.”
Uma resenha muito prevê para um livro curto, pequeno, assim como o titulo indica. Bonsai é uma história de amor compacta, sem firulas, enfeites, e enrolação . Mesmo assim não perde sua beleza, assim com o Bonsai , que é uma miniatura de uma árvore sem deixar de ser uma árvore.
Bonsai é uma história de amor entre Júlio e Emília, de como se conhecem, se apaixonando e rompem. Ela morre no final, ele fica sozinho. E isso nem é um spoiler porque o autor joga na cara do leitor logo no início do livro, no primeiro parágrafo da primeira página. O que nos motiva a continuar lendo essa história é como, porque, esses eventos aconteceram.
Eu pessoalmente adorei o livro, adorei a genialidade do autor em escrever um romance e cortar tudo que a gente gosta, que é a enrolação, o desenvolvimento dos sentimentos, o sofrimento, entre outras coisas. Zambra resume tudo isso em poucas linhas. Ele conta com maestria a história inteira desse casal em poucas páginas sem perder a essência e o interesse do leitor. Diria que Bonsai é um romance cru, o autor vai direto ao ponto, onde tudo é muito claro, onde eles estão indo. Pelo menos foi pra mim. Minha parte favorita foi “Tantalia”, um conto do Macedonio Fernández. Leiam e descubram como esse conto se encaixa nessa pequena intensa história de amor.