Olá meu povo, tudo bem com vocês? Hoje eu quero falar sobre o livro Para Toda A Eternidade da autora Caitlin Doughty.
Esse foi o livro mais difícil de terminar de ler este ano, mas consegui.
E justamente, quero falar sobre como foi essa experiência com vocês.
Mas antes me respondam: vocês já leram esse livro ou algum outro desta mesma autora? Me conta como foi a sua experiência.
Bom… vamos lá?
SOBRE A LEITURA DE PARA TODA A ETERNIDADE
Para Toda a Eternidade, é um livro que conta a trajetória da autora pelas diversas culturas onde a morte pode ser reverenciada e o processo de luto uma experiência menos triste como normalmente é em muitos casos.
Isso torna o livro, de longe, interessante demais, pois vamos, literalmente, viajar para diversos países e conhecer como cada um desses povos lidam com o luto.
Sem contar que o livro é cheio de ilustrações de traços carregados que são maravilhosos, o que torna a leitura bem dinâmica caso o leitor se sinta entediado.
Também iremos presenciar relatos de pessoas que a própria Caitlin conheceu e detalhou um pouco mais sobre sua própria cultura, suas experiências com o luto e como lidar com esse processo.
MINHA EXPERIÊNCIA
Eu sinceramente demorei muito para concluir essa leitura, eu havia parado na metade quando comecei a ler no começo do ano e o livro ficou um booom tempo encalhado na estante.
Eu fiquei com aquele peso: caramba, mas esse livro não é ruim, só não é meu tipo de leitura, mas eu preciso terminar porque o assunto dele é interessante.
E foi assim que eu finalizei essa leitura.
Não vou mentir, as pautas abordadas são realmente interessantes, mas não achei a escrita de Caitlin cativante o suficiente. Foi uma luta para terminar, eu já estava contando as páginas e os minutos para acabar logo.
Mas, como toda guerreira, eu finalizei a obra e fico até surpresa em admitir que este é o primeiro livro da Darkside que não me cativou como eu esperava.
Mas não posso deixar de admitir também que aprendi muito com esta leitura sobre diversos povos e suas formas de lidar com a morte, que podem não ser simples, mas são menos tristes como na nossa cultura.
Sem contar que, diversas vezes me peguei impressionada e me questionando se a forma de lidar dessas diferentes culturas não seria algo melhor.
Além do mais, este também é um volume muito lindo e bem trabalhado, Darkside nunca deixa de caprichar em suas obras e isso é sempre notável.
O QUE ESPERAR DE PARA TODA A ETERNIDADE
Quem já leu os livros da Caitlin e gostou demais, não tenho dúvidas de que vai amar este.
E, apesar de não ter sido a melhor leitura que eu fiz no ano, eu ainda indico para os curiosos e para os amantes das coisas sombrias.
Além do mais, todos nós um dia vamos morrer, então este livro é também sobre como queremos ser tratados após a morte. E pode nos preparar, inclusive, na hora da perda de alguém querido.
Então sem dúvida uma leitura que vale a pena, e apesar de toda a minha demora e enrolação, uma leitura de poucas páginas e, que para o leitor voraz, vai ser bem rápida.
CONCLUSÃO
Eu sempre quis ler os livros da Caitlin, talvez começar por este não tenha sido a melhor escolha, mas não consigo imaginar como suas outras obras são, se são diferentes desta, se o estilo de narrativa é outro, enfim, não consigo sentir vontade de conhecê-las no momento.
Então talvez eu não vá ler nada da autora por um bom tempo, ou até alguma outra obra dela me chamar a atenção.
Mas isso não quer dizer que eu nunca mais vá ler nenhum livro da autora, apenas que me encontrei em histórias mais cativantes do que esta que me chamaram mais a atenção.
Porém espero que outros leitores leiam, pois nada é tempo perdido, tudo é aprendizado e acredito muito nisso.
Para Toda a Eternidade não me conquistou, mas pode conquistar outros leitores.
Vocês já leram algum livro dessa autora? Conte como foi sua experiência nos comentários, vamos debater!
Ótima leitura a todx <3
Hugs and Kisses :*