Onde comprar: Páginas Editora (físico)
Olá, gente, tudo bem? Espero que estejam com o Ticket Premiado de vocês em dia. Isso porque hoje é dia de trazermos para vocês mais um lançamento. E esse é um especial, pois é o novo livro de uma escritora brasileira (e mineira). Estamos falando de “Cortejo”, de Mell Renault. A obra chega pela Páginas Editora, parceira do Estação Imaginária. O livro de poesias conta com 97 páginas. Enfim, conheçam:
A SINOPSE DE “CORTEJO”, DE MELL RENAULT
Cortejo é encantamento entoado por voz(es) de mulher e apresenta a jornada da personagem Maria, que conta sua história de vida em versos. A poesia de Mell é uma conversa na porta de casa que convida o leitor a conhecer a trajetória de Maria e a memória de sua cidade na serra mineira.
Ao longo do poema-procissão, quem lê, tendo crença ou não, reza de corações dados com Maria, vai esquecendo quebrantos por ruas de pedra e de terra, puídas, sonoras e vivas, vai se lembrando de que há tempo de parar, de prosear, de pasmar. De que há tempo de ir e tempo de ficar. Vai adoçando a boca com as tramas de puro açúcar das doceiras e os ouvidos, com os cantos vigorosos das lavadeiras.
De acordo com a Páginas Editora, o livro dialoga com o fazer artesanal. Utilizando versos de estrutura simples, Mell se inspirou em poetas como Adélia Prado e Carlos Drummond de Andrade para construir um livro atrativo para leitores de todas as idades – tanto experientes, quanto aqueles que não têm o hábito de ler poesia. A obra, em formato de um poema único que se estende por quase 100 páginas, conta com arte de capa do pintor Carlos Figueiredo. (Fonte: Páginas Editora)
A AUTORA
Nascida em Belo Horizonte e criada em Esmeraldas (MG), Mell Renault escreve poesia desde os 15. Apaixonada pelo trabalho literário artesanal, Mell sempre desenvolveu projetos independentes de plaquetes poéticas feitas à mão. Além disso, possui outros dois livros publicados: Patuá (Coralina, 2019) e Flor de Sal (Penalux, 2020). (Fonte: Páginas Editora)
***
Enfim, galera, é isso. Sem dúvida, estou pegando gosto por esse gênero de poesia e acho que Cortejo é mais um que vai para a conta (rs). Apesar de pouco conhecer poesia em si, é algo que sempre me encanta. Mas e vocês, o que acham de livros de poesia como o de Mell? Espero que tenham gostado da dica de hoje e nos vemos na próxima!