O lançamento de hoje é do tipo dark… “Salem”, de Thomas Gilbert, é uma ficção histórica sobre a caça às Bruxas de Salem. A graphic novel chega pela DarkSide Books, com 200 páginas. Além disso, a tradução é de Aline Zouvi. Então, confira:
A HISTÓRIA DE “SALEM”
Século XVII. Abigail Hobbs tem 14 anos e mora com os pais em Salem. É uma vila comum, que permitiu à garota uma infância feliz e nenhuma preocupação. Contudo, aos 13 anos, ela vivencia a transformação de um evento inocente em uma série de horrores para as garotas da vila. Assim, o autor francês parte desse ponto para explorar nessa graphic novel, levando-se em conta o passado opressivo de Salem, da Nova Inglaterra (EUA).
Afirma a DarkSide: “Uma obra altamente documentada permitiu que Gilbert, para além da narrativa dos fatos históricos, questionasse temas que ainda estão vivos e ardentes em nossa sociedade. Embora a graphic novel seja uma ficção baseada em fatos ocorridos há mais de três séculos, ela diz muito sobre o insidioso enraizamento do ódio no seio do sistema moral e judiciário das nossas sociedades ditas modernas ou progressistas.”
E complementa: “Com seus traços firmes e suas cores profundas e vibrantes, Gilbert aborda as questões dos massacres de povos indígenas, da hipocrisia religiosa, e de como a ignorância e a superstição aos poucos transformam cidadãos inofensivos em fanáticos violentos. Salem é um quadrinho raro, onde a ficção e a história se entrelaçam continuamente para contar um momento da humanidade em seu pior absoluto.”
THOMAS GILBERT
Thomas Gilbert nasceu em 1983. Estudou quadrinhos na École Supérieure des Arts Saint-Luc em Bruxelas, Bélgica. Em 2010, desenhou e escreveu a série Oklahoma Boy, mesmo ano em que iniciou Bjorn le Morphir, série de sete volumes com o roteirista Thomas Lavachery. Trabalhou na oficina Mille em Bruxelas, local partilhado com outros autores de HQs, como Jérémie Royer, Émilie Plateau, Léonie Bischoff, Nicolas Pitz, Flore Balthazar e Tiff. Entre suas influências, encontram-se os autores e trabalhos publicados pela editora L’Association, além de quadrinistas como Taiyo Matsumoto e Michael DeForge. Em 2018, publicou Salem, um mergulho fascinante e aterrador no universo restrito e opressivo da colônia de Salem, Nova Inglaterra, no século XVII. Ele mora em Paris. (Fonte: DarkSide Books)
***
Enfim, é isso. Sem dúvida, há muitas versões sobre a história das Bruxas de Salem, e essa vem para complementar esse acervo sobre a história dessa vila. O que achou? Espero que tenha gostado da dica e até a próxima!
Onde comprar: Amazon (físico)