Olá, pessoas, tudo bem? O lançamento que trazemos para vocês hoje é de uma escritora que vocês devem conhecer. Então, estamos falando de “Uma rosa no concreto”, de Angie Thomas. Pois é, o novo livro da autora de “O ódio que você semeia” chega pela Galera Record, com 308 páginas. A tradução é de Thaís Britto. Aliás, esse livro se passa no mesmo universo do livro de estreia de Angie. Enfim, bora conhecer?
A HISTÓRIA DE “UMA ROSA NO CONCRETO”, DE ANGIE THOMAS
Quem já leu “O ódio que você semeia” provavelmente conhece Maverick Carter, pai de Starr e Seven. Essa é a história do jovem Mav, de como se tornou pai aos 17 anos e como sobrevive aos anos 1990. Ele é filho da ex-lenda da gangue King Lords e, para cuidar da família, como um homem de verdade deve, ele vende drogas. Afinal, é o dinheiro que ajuda a mãe, que já trabalha em dois empregos, enquanto o pai dele está na prisão. Tudo bem, a vida não é perfeita, mas pelo menos ele tem uma bela namorada e um primo protetor.
Contudo, essa vida aparentemente tranquila vai pelos ares quando ele descobre que é pai de um bebê de três meses. Agora, ele precisa conciliar seu “trabalho”, os estudos e ser pai. Então, surge uma oportunidade, a de mudar os rumos da sua vida, se mostrar diferente para esse mundo que já espera por sua derrota. Acontece que tem sangue King Lords em suas veias e, certamente, será um grande desafio deixar tudo para trás. Tudo piora quando um ente querido é assassinado brutalmente. É agora que ele vai descobrir o que realmente significa ser um homem.
Diz a editora: “Uma rosa no concreto oferece uma visão sincera e delicada sobre a masculinidade negra, tanto de jovens quanto de adultos. Ambientado nos anos 1990, o livro é embalado por rap, R&B e até as boy bands mais famosas da época.”
A AUTORA
Angie Thomas nasceu, foi criada e ainda vive em Jackson, no Mississipi, o que se percebe pelo sotaque. Quando adolescente, era rapper e sua maior conquista foi ter escrito um artigo sobre si mesma na Right-On Magazine (com foto). É bacharel em Creative Writing pela Belhaven University e possui um diploma não oficial em Hip Hop. Ela ainda sabe fazer rap, se for preciso. Seu livro de estreia, O ódio que você semeia (The hate U give), foi o primeiro a vencer o Walter Dean Meyers Grant, em 2015, na categoria We Need Diverse Books. O romance foi adaptado para o cinema, pela Fox, e chegou ao primeiro lugar da lista do The New York Times na semana do seu lançamento. (Fonte: Grupo Editorial Record)
***
Enfim, galera, é isso. Clicando aqui vocês conferem a resenha do livro “O ódio que você semeia” e aqui, a resenha do filme homônimo. Então, o que acharam desse livro que revisita esses personagens do primeiro livro de Angie Thomas? Me parece tão forte quanto, não acham? Bom, espero que tenham gostado da nossa dica de hoje. E nos vemos na próxima!