Olá! Como estão? Leituras em dia? Bom, hoje é dia de falarmos de mais um lançamento, e esse é do Brasil. Trata-se de “Valente – Histórias de pessoas refugiadas no Brasil”, das jornalistas Aryane Cararo e Duda Porto de Souza. Lançado pela editora Seguinte (Companhia das Letras), a obra tem 296 páginas e a capa é de Joana Amador. Conheça:

Refugiados

Dar voz a pessoas que vieram ao Brasil por dificuldades financeiras, perseguições por raça, religião, orientação sexual, identidade de gênero ou política, entre outras N razões. Esse é o objetivo desse livro, que conta histórias de pessoas de mais de 15 nacionalidades diferentes que saíram de seus países e entraram no Brasil, buscando uma vida mais digna.

No entanto, as jornalistas vão além das histórias emocionantes. Elas traçam um panorama sobre os refugiados no Brasil e no mundo, inclusive com dados e infográficos sobre os conflitos que geraram a migração. “O resultado é um material humano e sensível, que dá voz a quem precisa ser ouvido e celebra as diferenças que tornam nossa nação tão plural”, afirma a Editora Seguinte.

As autoras

Aryane Cararo nasceu em Curitiba (PR), morou dezoito anos em São Paulo e então emigrou para Lisboa, Portugal. É jornalista há mais vinte anos, com foco no universo materno e em literatura infantojuvenil. Foi editora-chefe da revista Crescer e editora do suplemento infantil Estadinho, além de ter colaborado para jornais e revistas diversos. Tem pós-graduação em jornalismo literário pela ABJL, mestrado em estética e história da arte pelo MAC-USP e faz doutorado em estudos de gênero pela Universidade de Lisboa (ULisboa) e Universidade Nova de Lisboa.

Duda Porto de Souza nasceu em São Paulo (SP) mas já morou em mais de vinte lugares diferentes. Ativista de direitos humanos, foi responsável pela criação da primeira Biblioteca Multilíngue Infantil pública do Brasil, localizada em São Paulo. Jornalista e tradutora, colaborou com diversas publicações do segmento infantil. Já participou do desenvolvimento de exposições de grande público, e atualmente é supervisora de desenvolvimento da Maria Farinha Filmes. As duas jornalistas são autoras, em parceria, de “Extraordinárias” e “Valentes”. (Fonte: Companhia das Letras)

***

E é isso pessoal. Vou falar pra vocês que eu já quero esse livro! Esse é um tema muito sensível, sobre um assunto que ganha cada vez mais notoriedade e que devemos discutir sempre. E, é claro, sempre importante valorizarmos nossa literatura.

Espero que tenham gostado da nossa dica e nos vemos na próxima!

Onde comprar: Amazon (físico) | Amazon (e-book)

Por Douglas Oliveira

Jornalista, leitor voraz e apaixonado por música. Fantasia ou thriller são as escolhas preferidas, mas gosta de se aventurar em toda leitura que o faça sair da zona de conforto.

Deixe uma resposta