Olá, tudo bem? Hoje trago a resenha de “Haikai”, de Cássia Penteado. O romance foi lançado em 2021 pela Editora Reformatório e nos foi sugerido pela Oasys Cultura, nossa parceira. Sem dúvida, é mais uma surpresa positiva de leitura, num estilo diferente do que já li antes. Então, espero que aproveitem a leitura dessa resenha.
Na história, conhecemos Sayuri, que nasceu em Kyoto, Japão, e é mestre nas artes da cerâmica. Ela está acamada e privada de seus sentidos. Uma jovem poeta dedicada à composição de haicais, muda-se para a serra paulista, para viver junto da natureza e assim encontrar inspiração para seus versos. Morando na casa do Senhor Murakami, marido de Sayuri e pai de seu único filho, menino de 8 anos, ela vai descobrir aos poucos a história dessa mulher, que deixou sua terra natal aos 21 anos, prometida em casamento. (Fonte: Oasys Cultural)
A ESCRITA E O DESENVOLVIMENTO DE “HAIKAI”, DE CÁSSIA PENTEADO
De início, a autora vai nos inserindo nessa cultura japonesa, através da culinária e dos costumes. Não é uma história complicada de compreender e, ao passo que a aspirante a poetisa conta sua rotina, conhecemos outra história, a de Sayuri. O livro é dividido em quatro partes (primavera, verão, outono e inverno). E acho que a melhor definição que posso dar é que ele é, de fato, breve, tal qual um haicai. Mas intenso em nos trazer história e cultura.
E creio que esse seja o ponto forte da história. Afinal, a autora nos apresenta a história de uma mulher, que pode ser a história de muitas mulheres que precisam sair de seus países ou que têm seus destinos já ditados por outras pessoas. Mas ela vai além, ao nos permitir fazer uma verdadeira viagem pela cultura japonesa, principalmente por meio da culinária, no meu ponto de vista. Isso é realmente muito intenso e bem-descrito pela autora.
Aliás, logo de início conseguimos perceber a delicadeza da escritora da autora, a sutileza em contar essa história. O que é bastante agradável. Além disso, o formato do livro permite que a leitura avance de maneira gostosa. A escrita da autora é muito poética. Não um haicai, claro, mas é bonita e elegante, eu diria. Acho que ainda não tinha me deparado com uma escrita assim, elegante e detalhista, tanto quanto é breve.
UMA HISTÓRIA – UMA EXPERIÊNCIA
Para resumir, eu adorei a experiência de ler esse livro, principalmente por conhecer um pouco dessa cultura tão rica de maneira tão cativante. É como se pudéssemos visualizar e sentir aquilo que ela descreve. Eu nunca fui fã de comida japonesa, por exemplo, mas só de ler como ela descreve, fiquei tentado a dar mais uma chance. E também achei incrível que a autora colocou um glossário no final do livro sobre termos japoneses. Isso é muito importante.
Enfim, eu devo confessar que o final ficou um tanto indecifrável para mim, ou talvez foi tão óbvio que não juntei todas as peças. Mas eu acho que é como se a autora nos convidasse a revisitar essa história, a reler e, provavelmente perceber outros pontos que não tínhamos visto antes. E acho que isso é algo que, inevitavelmente, o leitor acaba fazendo, pois fica aquela “sementinha” em nossa mente.
E é isso. Mais uma vez, a Oasys Cultural arrasa nas indicações, e eu só tenho a agradecer, é claro. E, também, eu mais do que indico essa leitura a vocês, pois podem apostar que vale a pena a leitura. Não apenas pela história em si, mas também pela experiência e a cultura japonesa que toma todas as páginas. Espero que tenham gostado dessa resenha e nos vemos na próxima!
Ficha técnica
Haikai
Autora: Cássia Penteado
Páginas: 104
Editora: Reformatório
Ano: 2021
Onde comprar: Editora Reformatório | Amazon (físico)