Olá, pessoas, como vão? Hoje trago a resenha de “Aonde o sol não vai”, de Fernando Fardin. O livro de contos lançado pela Páginas Editora – nossa parceira – é uma grata surpresa e ótimo para uma leitura descontraída e divertida. Então, espero que aproveitem a leitura dessa resenha.
O livro traz 12 contos com o mesmo protagonista, Genaro Caliman. Ele é formado em História, mas encontra dificuldades em encontrar um emprego fixo, já que não teve sorte em sua área de formação. Ele vive em Vitória (ES) e tenta sobreviver, enquanto narra sua rotina e nos conta sobre si mesmo. Um cara mulherengo, fanático por futebol, mas que demonstra as injustiças sociais do cotidiano.
A DIVERSIDADE DE CONTOS EM “AONDE O SOL NÃO VAI”
Ainda que o protagonista seja o mesmo, os contos são quase independentes, em que os pontos em comum são o protagonista e suas características – como as referências a futebol (sempre citando algum evento esportivo como referência para algum acontecimento), a busca por mulheres, na mesma medida que busca por emprego. Ou seja, enquanto narra algumas peripécias cotidianas, ele também vai trocando de emprego.
Outro denominador em comum são as referências históricas, o que faz bastante sentido dada a formação do protagonista. Além disso, existe a intenção do autor de nos entregar uma crítica social, mas creio que ele também consegue divertir o leitor. Pois são contos divertidos e engraçados que revelam nas entrelinhas as discussões que o autor quer trazer. E ele consegue construir isso de maneira muito interessante e bem escrita.
PARA RESUMIR: VALE A LEITURA
Enfim, só quero concluir essa resenha dizendo que a leitura de fato vale a pena. Eu adorei esses contos, com uma escrita divertida, sagaz, irônica e inteligente. É uma leitura rápida, mas reconfortante. Pelo menos foi isso que me veio à mente quando terminei de ler o livro.
Espero que tenham gostado dessa resenha. À Páginas Editora, meu agradecimento. Até mais!
Ficha técnica
Aonde o sol não vai
Autor: Fernando Fardin
Páginas: 128
Editora: Páginas
Ano: 2021
Onde comprar: Páginas Editora | Amazon (físico) | Amazon (e-book)