Foi o vento que me trouxe até aqui

Olá, povo, tudo bem? Hoje trago a resenha de “Foi o vento que me trouxe até aqui”, livro de estreia de Paula Raia. A obra é uma indicação da nossa parceira, Oasys Cultural, e traz uma série de poesias, que se dividem entre “Manhã”, “Tarde”, e “Noite”. Pra mim, digo logo de início que os poemas refletem quem é essa multiartista – poeta, compositora, atriz, fotógrafa, e mais.

Na minha percepção, os primeiros poemas de Paula já demonstram a que veio. Afinal, são poemas que despertam no leitor saudade e nostalgia, daquilo que vivemos ou que gostaríamos de ter vivido; desperta as emoções internas que nos fazem nos identificar com aquilo que ela descreve em versos. Portanto, creio que ela consegue de fato trazer reflexões importantes com simplicidade e beleza.

E preciso fazer uma confissão: sempre que falavam de poesia para mim, tinha em mente que os versos precisavam rimar. Foi aí que descobri que não é necessariamente assim. Assim, os poemas de Paula nem sempre rimam, mas eles são, de fato, harmônicos em essência. Aliás, são belos e, ok, isso pode ser redundante, mas é verdade: são poéticos. Tem essa beleza da poesia que encanta.

A INSPIRAÇÃO EM “FOI O VENTO QUE ME TROUXE ATÉ AQUI”

Sem dúvida, fica perceptível como Paula Raia se inspira em nosso universo, em nossos sentimentos para construir seus poemas que abordam diversos temas. E todos, de certa forma, voltam para nós mesmos, aquilo que nos inspira, aquilo que nos emociona e nos faz seguir em frente. Sei que posso estar sendo repetitivo, mas de fato me encantei pela poesia dela, pela escrita sensível, que conversa com o leitor.

Acho que eu posso destacar todos os poemas desse livro, de verdade. Creio que ela consegue traduzir nesses textos muito daquilo que sentimos no passado ou no presente. Portanto, fica aqui minha indicação para que vocês leitores também leiam e releiam esses poemas. Creio que vale a leitura, principalmente nesses tempos difíceis que vivemos. É o livro certo para nos tirar de uma ressaca literária ou simplesmente passarmos um tempo.

Enfim, espero que tenham gostado dessa resenha, pessoal. À Oasys Cultural, meu agradecimento de sempre. Nos vemos na próxima!

Ficha técnica

Foi o vento que me trouxe até aqui

Autora: Paula Raia

Páginas: 145

Editora: Patuá

Ano: 2021

Onde comprar: Editora Patuá

Por Douglas Oliveira

Jornalista, leitor voraz e apaixonado por música. Fantasia ou thriller são as escolhas preferidas, mas gosta de se aventurar em toda leitura que o faça sair da zona de conforto.

Deixe uma resposta