Resenha: Corte de Gelo e Estrelas – Sarah J. Maas

Porninichristie

jul 12, 2021

Olá, queridos leitores, como andam as leituras de vocês? Hoje eu vim falar sobre Corte de Gelo e Estrelas, o spin-off da série de ACOTAR da Sarah J. Maas.

Quem aí já leu esse livro?

Bom, eu quero começar dizendo que li muitas opiniões divergentes sobre esse livro, vi pessoas falando que os personagens foram descaracterizados, assim como vi pessoas amando essa leitura.

Mas eu quero falar um pouco sobre a minha visão de ACOFAS. Vamos lá?

AVISO: Pode conter spoilers!

SOBRE CORTE DE GELO E ESTRELAS

foto-de-garota-feerica-inspirada-em-feyre-archeron-segurando-livro-de-corte-de-gelo-e-estrelas

Como bem sabemos, esse livro mostra um pouco sobre como os círculo íntimo e as irmãs Archeron estão lidando com o pós guerra contra Hybern.

Então temos aí uma narrativa até que bem variada para mostrar diversos pontos de vista.

Lembrando que Corte de Gelo e Estrelas é um livro bem curtinho, o que torna a leitura bem breve e, por conta disso, sinto que é um livro que só pincela por cima mesmo todas as complicações do pós guerra.

O que quer dizer que muitas pontas soltas deixadas por ACOFAS vai ser explicado nos próximos livros que forem lançados. Assim espero, pelo menos.

Contudo, o livro se passa próximo e durante o Solstício de Inverno, que é também aniversário da nossa amada Feyre. E então é bem óbio que ela vai ser mega paparicada.

MINHA EXPERIÊNCIA DE LEITURA

Ao contrário do que eu vi alguns bookstans falando, eu não achei que os personagens foram descaracterizados, pelo contrário, para mim Rhys continua sendo um amor, Cassian continua engraçado, Azriel continua indecifrável, Mor continua radiante (embora eu não seja muito fã da personagem) e Amren continua uma desbocada (deixando claro que eu adoro o jeito difícil dessa personagem).

O que eu mais amei foi a cena do Cassian, a Feyre e o Az bebendo as bebidas roubadas da adega do Rhys, eu acho que nunca ri tanto. Sem brincadeira galera, eu ri até explodir.

Também amei a cena da guerra de bola de neve entre o trio illyriano, foi um momento de parceria entre eles que aqueceu muito meu coração, principalmente porque Rhys ficou por 50 anos preso em sob a montanha sem poder passar momentos como esse com os amigos que são sua verdadeira família.

Então para mim, essa cena significou muito.

Acho que a única coisa que realmente não me agradou mesmo foi a briga entre Lucien e Feyre mais para o final do livro, isso sinceramente me fez sentir mal por Lucien, porque afinal de contas, ele não merecia ouvir algumas coisas da Feyre.

FELIZ SOLSTÍCIO FEYRE, QUERIDA!

fotografia-de-garota-feerica-carregando-exemplar-de-corte-de-gelo-e-estrelas

Corte de Gelo e Estrelas me deixou um pouco melancólica enquanto estava lendo, isso é fato.

Mas não é apenas pelo fato de Rhys estar sendo incrível com a Feyre dando a ela presentes exorbitantes (literalmente), mas porque toda essa sensação de família, de união, de amizades em volta de uma fogueira, rindo, trocando presentes, se amando, me fez me sentir em casa e um pouco triste em saber que nunca poderia abraçar essas pessoas e rir com elas.

É porque também temos duas irmãs, Elain e Nestha que parecem estar deslocadas entre o círculo íntimo e é perceptível.

Eu vejo que Elain está buscando sua própria maneira de se manter inteira, de superar todos os horrores da guerra e o que ela foi forçada a se tornar.

Isso é um ponto positivo, embora eu ainda saiba que essa personagem está quebrada. E espero de verdade que ela encontre felicidade não na parceria recusada, mas em si mesma e no que torna essa personagem tão forte. É isso o que espero para ela, não as intrigas de casais que o fandom todo faz.

Muitos leitores vão dizer: ah mas, você nem viu nada da personagem, como está dizendo isso?

Simples: Eu pego as sutilezas da narrativa e vou interpretando, então sinto que Elain vai ser ainda uma grande peça a ser explorada no futuro. Sem contar que ela já fez bastante, né?!

Quanto a Nestha, tudo o que ela faz nesse livro é abominável, mas eu amo essa personagem com plenitude e compreendo o seu temperamento, suas atitudes, seu orgulho e sua forma de agir.

Me sinto representada por essa personagem quando ela entra em cena, porque eu já fui uma Nestha, já estive no lugar dela e sei o que ela sente e porque ela age da forma como age.

É isso o que a torna uma personagem incrível para mim e sinto que essa personagem vai ser grandiosa futuramente, até porque tem todo um mistério cercando os poderes de Nestha e não é de agora que esse suspense gira em torno da personagem.

CONCLUSÃO DE CORTE DE GELO E ESTRELAS

Eu terminei esse livro com a sensação de meu coração estar aquecido, foi uma leitura importante, me fez perceber que a Sarah vai trazer grandes pontos nos próximos livros e espero não me decepcionar, pois até agora não me decepcionei.

E, como eu disse, Corte de Gelo e Estrelas é uma leitura bem rápida, eu finalizei em um dia basicamente, portanto, eu o considero como uma possível antecipação de coisas que vão ocorrer.

Sem contar que, estou esperando pelo pior, afinal, com a guerra contra Hybern sendo tão fraca, eu realmente acredito que algo pior venha a acontecer, e estou ansiosa por isso, embora não consiga nem imaginar o que seja.

Expectativas estão altíssimas!

Também espero ver um ótimo desenvolvimento entre os personagens secundários, porque se é uma coisa que eu gosto, é de personagem secundário, e às vezes gosto até mais do que os protagonistas da história.

E como eu tenho um amor incondicional por Cassian e Nestha eu não vejo a hora de ver algo rolar entre eles.

Até porque, vamos combinar, aquela cena do presente, foi um papelão e eu quero só ver aonde isso vai dar.

E vocês? O que esperam dos próximos livros da Sarah? Quais são as suas teorias e expectativas? Deixa nos comentários e vamos conversar!

Excelente leitura a todos <3

Hugs and Kisses :*

Por ninichristie

Escritora e amante de fotografia, 24 anos, formada em Publicidade e Propaganda. Além de ser a louca por livros e ser fã compulsiva da série A Desconstrução de Mara Dyer e a trilogia Jogos Vorazes, também ama de paixão ser fotógrafa.

Deixe uma resposta