Cura-me, Senhor – Ivana Arruda Leite

A resenha que eu trago hoje é do livro “Cura-me, Senhor”, da brasileira Ivana Arruda Leite. A obra é lançamento recente da Abarca Editorial e foi indicada pela Oasys Cultural – nossa parceira de primeira ordem. Sem dúvida, esse livro de contos é surpreendente de início ao fim e uma ótima escolha para uma leitura rápida e, ao mesmo tempo, instigante. Então, espero que aproveite essa resenha.

A sinopse de “Cura-me, Senhor”: Neste livro de contos a autora traz narrativas dos milagres de Jesus Cristo intercaladas pelas desventuras, nada sagradas, de uma mulher que apesar dos tombos nunca perde a fé, ou quase nunca. São episódios que se confundem com a própria biografia da autora em um testemunho sincero de vida pessoal e espiritual. (Fonte: Abarca Editorial)

DESENVOLVIMENTO E ESCRITA DE “CURA-ME, SENHOR”

Só pela sinopse, é possível ter uma ideia do que é se aventurar pela escrita de Ivana Arruda Leite. Uma forma de escrever única e divertida, que realmente impacta o leitor e o convida para continuar a leitura. O desenvolvimento desse livro é dividido entre as histórias sobre os milagres de Jesus – claro, de um jeito “Ivana” – e sua própria história, com momentos importantes de sua vida. Mas são situações que, de certa forma, têm ligação com essa questão de religiosidade e fé.

Ainda sobre a escrita de Ivana, eu a classificaria como audaciosa, irônica, sincera e despojada. Principalmente por narrar histórias que envolvem Jesus e aquilo que, de maneira universal, está na bíblia, em meio aos acasos de sua vida. Creio que é uma forma de recontar esses fatos bíblicos de uma maneira até mais compreensiva, principalmente para quem não está tão familiarizado com esse assunto, como é o meu caso. Então, foi interessante nesse ponto, também.

FÉ EM CONFLITO?

Ivana reúne histórias que abordam fé, mas falam sobre a vida, sobre maternidade, relacionamentos, a vida cotidiana, sobre aproveitar a vida. Contudo, é a fé que Ivana demonstra a cada capítulo, intercalando sua vida com os milagres de Jesus. Como disse, ao recontar esses milagres, ela acaba aproximando o leitor dessa fé, mas de um jeito mais sincero e quase divertido de ler.

Ao mesmo tempo, e não sei se estou certo, a percepção que tive é de uma busca para longe das religiões. Posso estar completamente errado, mas pelo menos sob o meu ponto de vista de leitura, eu acho que em certos momentos Ivana quis fugir dos conceitos tradicionais de religião – não no sentido de criticá-los, apenas uma fuga. Para mim, ela demonstra que é possível ter fé sem alguém lhe dizendo como praticá-la. E é nesse ponto que me identifiquei muito.

“CURA-ME, SENHOR” É UM DEBATE SINCERO E DIVERTIDO

Por essas e outras, eu entendo esse livro como um debate muito rico sobre temas tão profundos e importantes. Com um humor característico, Ivana consegue atravessar o tempo e o espaço para nos trazer histórias sinceras sobre fé e a vida cotidiana. Então, vale muito a leitura e fica aqui minha indicação. Acho que todos precisam conhecer a escrita de Ivana e seu jeito único de contar histórias – mesmo as suas próprias histórias.

Espero que tenha gostado da resenha! À Oasys, meu agradecimento de sempre! Até mais!

Ficha técnica

Cura-me, Senhor

Autora: Ivana Arruda Leite

Páginas: 144

Editora: Abarca Editorial

Ano: 2022

Onde comprar: Abarca Editorial

Por Douglas Oliveira

Jornalista, leitor voraz e apaixonado por música. Fantasia ou thriller são as escolhas preferidas, mas gosta de se aventurar em toda leitura que o faça sair da zona de conforto.

Deixe uma resposta