Sabe o que é se surpreender com uma leitura? Que logo de início você é conquistado pelo(a) autor(a)? Foi assim com “O lugar das palavras”, de Valéria Martins. O lançamento recente da Editora 7Letras foi uma indicação da nossa parceira de longa data, Oasys Cultural. Apesar de ser classificado como um livro de contos, entendo ele mais como um romance. De uma maneira ou de outra, é inspirador. Então, espero que aproveite a leitura dessa resenha.
Na história, conhecemos Rafael Sant’Anna, um jovem que poderia ser comum, mas ele tem um sonho singular: ser escritor. É o que o move. Contudo, ele precisa lidar com a mãe e a avó dependentes dele, o “homem da casa”. Enquanto isso, ele escreve seus contos e decide fazer uma oficina literária e é quando sua vida ganha novos rumos, quando suas ideias ganham palavras e os contos surgem. Dos mais variados, aos mais incompreensíveis.
Complementa a Editora 7Letras: Acompanhamos Rafael Sant´Anna em sua jornada do herói para se tornar escritor. Entre ganhos e perdas, ele amadurece, se arrisca e colhe os frutos do trabalho feito um pouco às cegas, tendo como único guia a Grande Esfera Negra, “de onde tudo brota, buraco negro que atrai, engole, regurgita. Dela vêm as palavras, a Vida, tudo deste mundo e do outro também.”
NARRATIVA E ESCRITA DE “O LUGAR DAS PALAVRAS”
Como disse antes, esse é daqueles livros que te conquistam de início. Valéria Martins tem uma maneira singular de escrever esse livro, um jeito muito coloquial e próximo do leitor que só consegue conquistar e convidar a continuar a leitura. Ainda mais por ser narrado em primeira pessoa, tudo se torna ainda mais instigante de ler. Sempre disse que é meu tipo preferido de leitura, e vai continuar sendo.
A escrita de Valéria é deliciosa. Tem essa linguagem próxima do leitor, mas é uma prosa muito instigante. Por isso gosto mais das partes em que Rafael conta sua rotina. Os contos são histórias dentro da história e há uma mudança na forma de narrar. Alguns são mais complexos, outros enigmáticos e outros mais diretos. São os contos de Valéria escritos por Rafael, se é que me entende, mas que revelam a versatilidade da escrita dela. A riqueza e a sagacidade.
Além disso, a temática é bastante agradável, pois fala exatamente desse ofício às vezes injusto mas gratificante que é escrever, o poder das palavras e dos livros. Portanto, é fácil se identificar com Rafael, um jovem que precisa lidar com problemas comuns do brasileiro, mas que tem um sonho e quer batalhar por ele. Não é um sonho fácil – ser escritor, afinal – mas ele demonstra a cada capítulo esse amor pela escrita, esse desejo em fazer o que gosta.
A ROTINA DE RAFAEL E SEUS CONTOS
O desenvolvimento do livro é nessa linha: a rotina de Rafael se confunde com seus contos. Aos poucos, vemos como ele lida com seus problemas de “gente grande” e, ao mesmo tempo, viajamos por sua escrita, seus contos, suas ideias. E ele tem um jeito sincero de contar tudo, como disse, de uma forma muito “pra frente” e muito desapegada às formalidades. Claro que é a genialidade de Valéria ganhando as páginas.
No meu ponto de vista, Rafael é um protagonista desconstruído. Ele foge um pouco de certos estereótipos, mas tem uma excentricidade característica – como a questão com a “Grande Esfera Negra” – nem precisa fazer sentido, mas é uma coisa dele, é algo que traz mais vida para esse personagem, algo muito bem feito pela autora. Mas Rafael também é um personagem inspirador e fácil de se identificar.
A LITERATURA PARA O CENTRO DA HISTÓRIA
Aliás, acho que Valéria faz um ótimo trabalho em colocar como protagonista, também, a literatura. Seja pelas referências, pela reverência aos escritores brasileiros de uma maneira muito delicada. É todo um trabalho que demonstra um pouco como é o mercado editorial brasileiro. Inclusive, Valéria “brinca” com seu próprio ofício, não apenas o de escritora, mas o de agente literária, um trabalho igualmente importante.
Sem dúvida, “O lugar das palavras” é um livro inspirador. Cheio de lições importantes, sobre variados assuntos, mas também uma reverência à literatura, à importante da leitura. A autora bem que desejou que as histórias de Rafael me encantassem, e encantaram e emocionam. Mas é a história desse rapaz que mais encanta, seu amor pelo poder das palavras e como ele se orgulha de escrever, como quer ser um escritor, quando ele já é um.
“O LUGAR DAS PALAVRAS” É LEITURA OBRIGATÓRIA
Seja pela temática, pelo protagonista ou pela escrita incrível de Valéria, esse livro deveria ser leitura obrigatória. E uma das coisas que mais me encantaram nele é sentir como a autora se divertiu ao escrever esse livro, como ela colocou seu prazer pelos livros dentro dessa história e criou uma própria tão singular. Quando esse sentimento é palpável para o leitor, creio que torna a leitura ainda mais profunda.
Enfim, é isso. Meu agradecimento especial à Valéria, da Oasys Cultural, por essa leitura incrível. E fica aqui minha indicação, é claro. Vale muito a pena, eu garanto! Até a próxima!
Ficha técnica
O lugar das palavras
Autora: Valéria Martins
Páginas: 132
Editora: 7Letras
Ano: 2023
Onde comprar: Amazon (e-book) | Amazon (físico) | Editora 7Letras