Procura-se um namorado

Olá, tudo bem? Hoje trago a resenha do livro “Procura-se um namorado”, de Alexis Hall. O livro chegou ao Brasil em 2021 pela Editora Paralela (Companhia das Letras) e, só pela sinopse, sabia que me encantaria. É o tipo de leitura, como ficou claro quando terminei, perfeito para sair de uma ressaca literária, dar boas risadas e se emocionar. Então, espero que aproveite a leitura dessa resenha.

Na história… Luc O’Donnell é filho de duas estrelas do rock. Até aí, tudo bem, isso só o torna a subcelebridade preferida dos tabloides. Só que seu pai está meio que de volta aos holofotes, o que torna Luc ainda mais cobiçado. Aliás, isso significa que uma certa foto comprometedora pode estragar tudo e coloca em risco seu emprego e sua reputação. Mas sem problemas, ele logo pensa num plano perfeito para limpar sua imagem: basta ter um namorado.

E quem é o escolhido para esse papel? Oliver Blackwood, um cara “normal”, advogado e vegetariano, e que foge de qualquer escândalo, é claro. O problema é que eles não têm nada em comum, além do fato de estarem solteiros. Mas tudo bem, é aí que vem o acordo: um namoro falso. Acontece que essa “mentirinha” logo começa a tomar novos rumos, com sentimentos de verdade. E agora, Luc e Oliver precisam aprender a lidar com isso.

O DESENVOLVIMENTO DE “PROCURA-SE UM NAMORADO”

Narrado pela perspectiva de Luc, esse livro tem um ótimo desenvolvimento. Tudo começa exatamente do ponto em que a vida social de Luc começa a ruir. Afinal, ele é uma subcelebridade. Portanto, qualquer movimento em falso pode colocá-lo nas páginas de fofocas em um instante. Assim, ele narra seu desespero para mudar esse cenário e como arrumar um namorado se torna parte da solução.

A partir de então, de Luc e Oliver tendo o primeiro encontro e acertando os detalhes do acordo, as coisas vão se desenvolvendo exatamente como o relacionamento dos dois. Luc lidando com seus problemas pessoais enquanto tenta se relacionar com outro ser humano de uma maneira quase normal – não dá pra esquecer que é um namoro falso, afinal de contas.

Fato é que esse é o tipo de romance clássico que te fisga, como uma comédia romântica quase clichê. Mas é divertida, de fato, tanto que você não consegue largar a história, quase como se cada novo capítulo começasse sem nem percebermos. Pelo menos foi essa sensação comigo. Claro, a escrita de Hall ajuda muito nesse caso, muito próxima do leitor, na voz de Luc, que é meio ferrado, trágico e do tipo “sincerão” que encanta, de fato.

A TRAMA

Confesso que não achei a história em si tão original. É quase previsível demais, mas não é algo que prejudica a leitura, eu acho. É algo superado exatamente pela narrativa, pela escrita e pelos personagens, que são apaixonantes. Não apenas Luc e Oliver, mas os amigos de Luc, a mãe, enfim. É o conjunto da obra que a torna tão singular e o que ajuda no desenvolvimento da trama principal.

Aliás, de início, eu pensava que esse poderia ser um romance do tipo jovem adulto. Apesar de achar que há elementos desse gênero, ele é muito mais maduro do que se pensa. Luc e Oliver são adultos, com problemas de adultos. Mas Luc ainda é meio imaturo em relação a algumas coisas, principalmente em relação a si mesmo e quando o assunto são relacionamentos. Então, Hall trabalha bem essa questão.

Além disso, o autor consegue, de maneira sutil, descrever alguns desafios da comunidade LGBTQIAP+ e, portanto, trazer uma discussão importante também. Mas não apenas por trazer, nem forçar tal discussão. É tão natural que quase passa despercebida. Mas sabemos que está lá. Gosto desse tipo de história, em que o autor consegue trabalhar o preconceito como parte da trama, e não como o foco.

“PROCURA-SE UM NAMORADO” É PERFEITO

Sem exageros, sem dúvidas, essa é uma história simplesmente perfeita, na medida certa, bem escrita, com muito humor, muita representatividade e muito amor. Deixando de lado o que, para mim, parece ser uma trama óbvia, é um livro que aquece o coração de qualquer leitor. E bem no momento que a gente não sabia que precisava, mas acaba sendo providencial. É assim que classifico essa história.

Portanto, fica aqui minha indicação de leitura. Vale a pena cada segundo de leitura. Espero que tenha gostado dessa resenha e até a próxima!

Ficha técnica

Procura-se um namorado

Autor: Alexis Hall

Páginas: 424

Editora: Paralela

Ano: 2021

Onde comprar: Amazon (físico) | Amazon (e-book)

Por Douglas Oliveira

Jornalista, leitor voraz e apaixonado por música. Fantasia ou thriller são as escolhas preferidas, mas gosta de se aventurar em toda leitura que o faça sair da zona de conforto.

Deixe uma resposta