Preparado(a) para uma aventura no espaço? Então, vamos lá! Hoje irei falar do livro “Perdido em Marte”, do autor Andy Weir, confesso que assisti o filme primeiro e depois fiquei sabendo que existia um livro ao qual o filme era baseado. Bora lá conferir?!
Certamente, se você é amante de química, espaço e NASA, eu garanto: esse livro é pra você! Isso porque o livro aborda muito em algumas partes o lado técnico. Afinal, estamos falando em espaço, NASA e contas que fazem parte desse meio! Mas, confesso que isso, pra mim, tornou o livro um pouco entediante por eu não ser muito ligada nessas coisas.
A HISTÓRIA DE “PERDIDO EM MARTE”, DE ANDY WEIR
“Perdido em Marte” de Andy Weir conta a história de Mark Watney, um astronauta da NASA que faz parte da tripulação da Ares 3, uma aeronave que partiu da Terra com a missão de pousar em Marte e realizar pesquisas e experimentos para entender mais o planeta Vermelho.
Contudo, já na chegada em Marte, acontece uma tempestade de areia que faz com que os astronautas abortem a missão e voltem para a Terra. Nesse meio tempo, Mark é deixado em Marte por todos os outros tripulantes que acharam que ele estava morto. Então, começa a jornada do nosso personagem para sobreviver no planeta Vermelho até a chegada da Ares 4 ou até um milagre acontecer.
O PROBLEMA
Acontece que a Ares 4, próxima nave que pousará em Marte com uma tripulação, só chegará no planeta daqui 4 anos. Ou seja, Mark se vê num baita problema. Como prolongar sua refeição que foi feita para durar até Sol 30 (como eles chamam os dias em Marte), a água, a falta de comunicação com a NASA e ainda arrumar um jeito de ir até o local de pouso da Ares 4 que fica à 3.200 km de distância.
Sem dúvida, todo esse dilema do nosso personagem principal torna a história envolvente e a cada minuto eu fiquei pensando se fosse eu. O que eu faria? Claro que eu não sou engenheira e nem imagino que teria capacidade de entrar pra NASA… um dia, quem sabe kkk. Mas é fácil se comparar com Mark e tentar achar uma saída de toda essa situação.
A MINHA CONCLUSÃO
Enfim, “Perdido em Marte” é uma história que vale a pena de ler. Inclusive, não é a toa que esse livro incrível virou filme em 2015 tendo Matt Damon como o personagem principal. Então, se você deseja conhecer um pouco mais de como são as missões da NASA e como eles pensam em cada detalhe, recomendo fortemente que você leia esse livro!
Ficha técnica
Perdido em Marte
Autor: Andy Weir
Páginas: 336
Editora: Arqueiro
Ano: 2015
Compre na Amazon: Livro Físico