Olá, pessoal, tudo bem? Hoje é dia de resenha e falaremos sobre “Todas as coisas que eu te escreveria se pudesse”, quarto livro da série TCD (Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente), de Igor Pires. Certamente, esse livro tem o DNA daqueles textos que conquistaram tantos leitores. Então, espero que aproveitem a leitura dessa resenha.
OS TEXTOS CRUÉIS DE “TODAS AS COISAS QUE EU TE ESCREVERIA SE PUDESSE”
Você já se perguntou o que escreveria para alguém que se foi? Ou alguém do presente? Pois foram a partir de perguntas como essas que Igor começou a escrever essa coletânea de textos poéticos. Certamente, é um livro sobre amor, amar e enfrentar a dor de uma partida. Mas, também, sobre o processo de cura. Afinal, é preciso seguir em frente, não? Aliás, a obra também tem relação com o momento que vivemos, já que foi escrita durante a pandemia.
Logo de início, é fácil perceber que esse livro será intenso. E, conforme viramos as páginas, percebemos que são textos que, juntos, podem se traduzir em um desabafo. De nós para nós mesmos, do autor para nós. É uma conversa, mas também uma conversa com o passado, com quem não deveria ter ido, talvez, ou quem talvez tenha sido livramento.
A ESCRITA QUE NÃO MUDA, MAS SEMPRE ENCANTA
A escrita de Igor Pires é encantadora como sempre. Simples, mas em certos momentos complexa, cruel, poética, sempre um tapa na cara. Não importa quantos textos/livros do Igor/TCD eu leia, sempre pensarei neles como tapas na cara ou socos no estômago. Afinal, eles falam de verdades que talvez não estejamos preparados para ouvir. Ou então, tiram as palavras das nossas bocas, como se elas clamassem para serem ditas.
Certamente, é impossível os leitores se identificarem com tudo o que ele escreve. Mas eu tenho certeza que ele fala com todo mundo com cada texto, cada frase, cada parágrafo, cada ponto final. São textos em que, às vezes, uma frase apenas já diz tudo, já resume todo seu sentimento. E devo dizer que a escrita de Igor é certeira em muitos momentos, e bonita, mesmo quando não fala diretamente com o leitor.
OS TEXTOS MAIS MADUROS DE “TODAS AS COISAS QUE EU TE ESCREVERIA”
Uma característica que pude perceber desse livro é que os textos estão mais maduros, se é que é possível isso. Mas continuam emocionantes. Os textos também são mais complexos, como disse, e melhor estruturados. Também são maiores, como se refletisse bem no título do livro. Afinal, são tantas as coisas que gostaríamos de falar, mas não temos chance. Ou simplesmente não sai. Então, o autor nos ajuda, de certa forma.
A verdade é que esse livro é uma conversa com o leitor. Conselhos? Não sei, talvez possamos até conseguir absorver algum conselho disso tudo. Mas, na real, são verdades cruéis ditas de uma maneira direta. São coisas que precisávamos ouvir de alguém para começar o processo de seguir em frente. Independente da relação. Uma coisa que gosto é que são textos que não refletem apenas uma relação amorosa, mas todo tipo de relação.
Enfim, alguns textos que eu destacaria são “a todos aqueles que escrevem com a alma”, “carta para além do muro”, “sete” e “tristeza”. São textos que mexeram comigo particularmente, mas que passam uma mensagem importante para todo mundo, na minha visão. E, tenho certeza, numa segunda leitura, outros textos devem se destacar também, como de costume acontece.
MAIS UMA OBRA INCRÍVEL PRA CONTA
Sem dúvida, com “Todas as coisas que eu te escreveria se pudesse”, Igor Pires concretiza a Textos Cruéis Demais como uma importante voz para coisas que estão paradas dentro de nós e que não conseguimos verbalizar. Afinal, são textos que nos acolhem e nos preparam para enfrentar certas batalhas. Por isso, eu indico muito esse livro, e todos os outros anteriores, que se conversam e se complementam. E mal posso esperar para os próximos!
Enfim, é isso, galera. Eu amei esse livro e espero que você possa também mergulhar nesses textos cruéis demais para serem lidos rapidamente. Porque, não tenham dúvidas, eles são. Ah, e vocês podem conferir as resenhas dos outros livros aqui (livro 1, livro 2, livro 3). Então, espero que tenham gostado dessa resenha e nos vemos na próxima!
Ficha técnica:
Todas as coisas que eu te escreveria se pudesse
Autoria: Igor Pires/Textos Cruéis Demais (TCD)
Editora: Alt
Ano: 2021
352 páginas
Onde comprar: Amazon (físico) | Amazon (eBook)