Onde comprar: Amazon (físico) | Amazon (e-book)
Olá, como vai? Hoje trago a resenha do livro “Feras e Belas”, de Soman Chainani. A obra chegou em 2021 pela Editora Gutenberg e traz uma releitura de contos clássicos, com uma nova e aterrorizante perspectiva. Confesso que tinha grandes expectativas e elas não foram totalmente atendidas. Mas, tudo bem. Espero que aproveitem a leitura dessa resenha.
OS CONTOS E A LINGUAGEM DE “FERAS E BELAS”
Sem dúvida, você deve conhecer histórias como “Chapeuzinho Vermelho”, “Branca de Neve”, “A Bela Adormecida”, “Rapunzel”, entre outras. Ao longo dos tempos, esses clássicos contos ganharam adaptações e novas possibilidades de leitura. E é desse ponto que Chainani parte para recontar essas histórias de uma perspectiva mais aterrorizante. Além disso, as histórias refletem em nossa realidade, é claro.
Mas a promessa é de que o leitor vai conhecer essas histórias de uma forma nunca antes vista. O autor também adapta os contos “João e Pé de Feijão”, “João e Maria”, “A Bela e a Fera”, “Barba-Azul”, “Cinderela”, “A Pequena Sereia”, “Rumpelstichen” e “Peter Pan”. E todos eles têm em comum muito mistério, magia, rebeldia, terror e perigos. Portanto, é importante se preparar para se surpreender.
O primeiro ponto que gostaria de destacar é a linguagem utilizada pelo autor. É uma escrita que, de fato, lembra contos de fadas. Aliás, Chainani traz objetividade para suas histórias, mas com os detalhes necessários para cada história. Um dos destaques, no meu ponto de vista, é “A pequena sereia”, que o autor desenvolve praticamente inteiro em diálogos, fazendo com o que leitor entenda toda a trama – na sua versão, claro.
HISTÓRIAS FORA DA CAIXINHA
Sem dúvida, o autor faz um ótimo trabalho em adaptar essas histórias de uma forma completamente diferente. Ele coloca mais terror, mais sangue, mas também são perspectivas diferentes de contos clássicos. Uma visão mais atual, mais inclusiva até. Acho que é o ponto forte desse livro. São adaptações que vão além de transformar elas em aterrorizantes, e sim em visões que não vemos nas adaptações clássicas e em que papéis são invertidos.
Além disso, me parece que o autor quer passar importantes lições por meio das histórias. Algumas adaptações fogem bastante da “caixinha”, mas funcionam bem no contexto geral. Nem todas eu conhecia a história original, mas valeu ler essa versão de Chainani. Provavelmente os contos que mais me surpreenderam foram “Peter Pan” e “Barba-Azul”. Histórias bem escritas e bem construídas.
“FERAS E BELAS” VALE A LEITURA
Como já disse, eu tinha uma expectativa para esse livro que não foi atendida. Mas isso é culpa minha, óbvio! O livro é ótimo e tem histórias intrigantes. Acho que a intenção de adaptar essas histórias foi cumprida com sucesso por Chainani. Portanto, fica aqui minha indicação! Espero que tenha gostado da resenha e até a próxima!
Ficha técnica
Feras e Belas
Autor: Soman Chainani
Páginas: 240
Editora: Gutenberg
Ano: 2021