Preciso lembrar de tudo

Olá, como vai? Hoje trago para vocês a resenha do livro de poesias “Preciso lembrar de tudo”, de Luiza S. Vilela, que chegou em 2022 pela Editora 7Letras. A obra foi uma sugestão da nossa parceira de sempre, Oasys Cultural. Sem dúvida, uma grata surpresa, um livro íntimo e atual. Então, espero que aproveite a leitura.

“Preciso lembrar de tudo” traz uma série de poemas divididos entre diferentes partes, da pré-pandemia ao “pós”. Isso porque são textos escritos entre 2019 e 2022, como Luiza explica, o que traz essa atualidade muito para os poemas. Ou seja, o leitor se identifica rapidamente com os pensamentos da poeta. Além disso, os poemas são divididos por fotografias de Luiza, o que traz ainda mais uma sensação intimista.

“PRECISO LEMBRAR DE TUDO” TEM UMA POESIA SINGULAR

A linguagem utilizada por Luiza em seus poemas é muito natural, próxima do leitor, o que torna sua poesia singular. Única em muitos sentidos, para falar a verdade. Às vezes divertida e irônica, às vezes enfática. Mas, sempre, poética. Tenho gostado cada vez mais de ler poesias brasileiras, exatamente por essa característica de os poetas reinventarem a poesia, mas sem alterar a “ordem” das coisas.

Outro ponto interessante dos textos de Luiza é a forma de como ela discute vários temas, às vezes “divagando”, mas também trazendo questões filosóficas e do dia a dia. É uma variação, entre a crítica despretensiosa a alguns temas, a própria pandemia, a autocrítica e a brincadeira com o próprio ofício. Isso também auxilia nessa função de se aproximar de quem lê.

Aliás, é divertido como ela se coloca em seus textos e, através da poesia, conversa com o leitor. É uma poesia diferente do habitual, mas no melhor sentido possível. Talvez, e isso é só suposição, acho que a autora quis exatamente fugir desse estereótipo de que um poema não pode fazer sentido, ou só fazer sentido nas entrelinhas. Há beleza nesse tipo de poema, também. Mas os de Luiza me atraem muito mais.

ÍNTIMO E NECESSÁRIO

Como já disse, acho que “Preciso lembrar de tudo” tem uma característica muito intimista. São poemas que contam uma história. É algo particular para a escritora, é claro, mas que ela quis diluir (usando suas próprias palavras) de alguma maneira, externar esses sentimentos – pré, durante e “pós”-pandemia. No fim, percebemos como é uma narrativa completa, sensível, divertida e sincera sobre a vida. Ou, pelo menos, uma parte dela.

Portanto, fica aqui minha indicação de leitura da poesia de Luiza S. Vilela. Acho que os poemas podem, facilmente, ser uma escapatória para essa nossa rotina exaustiva. Podem, talvez, ser uma espécie de fôlego para o mergulho que tem sido a vida nos últimos anos. No mais, pode também ser fonte de inspiração, quem sabe? Enfim, agradeço a Oasys Cultural pela linda indicação. Até a próxima!

Ficha técnica

Preciso lembrar de tudo

Autora: Luiza S. Vilela

Páginas: 112

Editora: 7Letras

Ano: 2022

Onde comprar: Amazon (físico) | 7Letras

Por Douglas Oliveira

Jornalista, leitor voraz e apaixonado por música. Fantasia ou thriller são as escolhas preferidas, mas gosta de se aventurar em toda leitura que o faça sair da zona de conforto.

Deixe uma resposta