Babel

O aclamado e aguardado “Babel ou a necessidade de violência” é o novo romance de R. F. Kuang – autora da trilogia “A Guerra da Papoula“. A fantasia dark academia chega pela Editora Intrínseca, com 592 páginas, e tradução de Marina Vargas. Além disso, o livro foi vencedor dos prêmios Nebula e Locus.

A HISTÓRIA DE “BABEL”, DE R. F. KUANG

Cantão, China, 1828. Um garoto se torna órfão por conta do rastro de cólera na cidade. Assim, sob o nome de Robin Swift, ele é levado a Londres pelo misterioso professor Lovell. Lá, ele se dedica por anos ao estudo de diversos idiomas, como latim e grego antigo. Seu objetivo é ingressar no prestigiado Real Instituto de Tradução da Universidade de Oxford, conhecido como Babel, com sua torre imponente e segredos inimagináveis.

Aliás, Babel é o centro mundial do saber e, lá, Robin descobre que aprender a traduzir significa, também, aprender a dominar a magia. Ele percebe que, por meio de barras de prata encantadas, é possível manifestar as nuances e os significados perdidos na tradução. E foi essa arte que trouxe aos britânicos uma dominância sem precedentes. Assim, para Robin, Babel é uma utopia dedicada à busca do conhecimento, que deve obedecer ao poder.

Logo, o chinês criado na Grã-Bretanha começa a se questionar se, ao servir a Babel, está traindo sua pátria, o que o coloca entre a Instituição e uma obscura organização que busca impedir a expansão colonialista. Mas quando uma guerra entre Grã-Bretanha e China por prata e ópio ganha novos vislumbres, Robin terá que escolher um lado. Afinal, será possível mudar as instituições por dentro ou a violência é inerente à revolução?

Completa a Intrínseca: “Em uma narrativa brilhante, visceral e sombria, R.F. Kuang revisita e reescreve a Revolução Industrial na Inglaterra e a história colonial da China na década de 1830. “Babel ou a necessidade de violência” é ao mesmo tempo uma carta de amor e uma declaração de guerra, abordando temas como revoluções estudantis, resistência colonial e o uso da linguagem e da tradução como ferramenta dominante do império britânico.”

R. F. KUANG

R.F. Kuang é escritora, tradutora de mandarim e bolsista da Marshall Scholarship. Mestra em Filosofia na área de Estudos Chineses por Cambridge e em Estudos Chineses Contemporâneos por Oxford, atualmente cursa o doutorado em Literatura e Línguas do Leste da Ásia em Yale. Vencedora dos prêmios Nebula e Locus por Babel ou a necessidade de violência, Kuang também é autora da trilogia best-seller A Guerra da Papoula — que foi indicada a diversos prêmios, incluindo o Hugo — e de Yellowface. (Fonte: Intrínseca)

***

Enfim, R. F. Kuang está de volta para, novamente, arrebatar os leitores com uma narrativa intrigante e sombria. Sem dúvida, é ler para conferir o talento inegável da escritora.

Onde comprar: Amazon (físico) | Amazon (e-book)

Por Douglas Oliveira

Jornalista, leitor voraz e apaixonado por música. Fantasia ou thriller são as escolhas preferidas, mas gosta de se aventurar em toda leitura que o faça sair da zona de conforto.

Deixe uma resposta