Norte e Sul - Elizabeth Gaskell

Um livro que reúne crítica social e romance, além de ser perfeito para fãs de Jane Austen e Charles Dickens. Pelo menos, essa é a descrição da DarkSide Books para “Norte e Sul”, de Elizabeth Gaskell. A obra chega pela marca Wish, editora que idealizou a Coleção Corações Clássicos. Aliás, “Norte e Sul” marca a estreia dessa coleção, que tem parceria com a autora e produtora de conteúdo literário, Paola Aleksandra – que assina a apresentação. O livro conta ainda com prefácio de Renata Pereira e capa, de Eloïse Heinzer. Além disso, a ficção tem 512 páginas e tradução de Marina Della Vale.

A HISTÓRIA DE “NORTE E SUL”

Margaret Hale e John Thornton têm realidades bastante distintas. Afinal, ela é uma aristocrática, arrancada do seu lar pastoril. Enquanto isso, ele é um rígido proprietário de fábrica. Mas no auge da revolução industrial, seus caminhos acabam se cruzando. E é exatamente o contraste entre o norte industrial e o sul bucólico de Inglaterra que Elizabeth Gaskell insere seus personagens.

Completa a DarkSide: “O romance industrial foi um subgênero do romance vitoriano fundamental para compreender os confrontos entre o progresso técnico e a desigualdade social do século XIX. Norte e Sul é um dos mais importantes exemplos da literatura do período, com uma história de amor entre duas pessoas aparentemente opostas em meio a um cenário de greves e péssimas condições de trabalho.”

ELIZABETH GASKELL

Elizabeth Gaskell (1810-1865) é, até hoje, uma referência para os estudos literários ingleses. Gaskell publicou mais de quarenta obras, incluindo romances, novelas, contos, ensaios e relatos de viagem. Cranford, Norte e Sul e Mary Barton estão entre seus romances mais celebrados. Também contribuiu para outro gênero. Ao escrever a biografia de Charlotte Bronte, Gaskell abriu as portas para o fortalecimento de outros gêneros literários. Sua biografia de Charlotte é considerada por alguns críticos como a mais importante de uma escritora do século XIX. (Fonte: DarkSide)

***

Enfim, um romance clássico, mas com ares renovados por meio dessa curadoria. Assim, é ler para conferir se a leitura vale a pena.

Onde comprar: Amazon (físico)

Por Douglas Oliveira

Jornalista, leitor voraz e apaixonado por música. Fantasia ou thriller são as escolhas preferidas, mas gosta de se aventurar em toda leitura que o faça sair da zona de conforto.

Deixe uma resposta