Resenha: A Lâmina da Assassina – Sarah J. Maas

Porninichristie

set 11, 2020

Olá pessoal, tudo bom com vocês? Hoje a resenha é do livro A Lâmina da Assassina, livro que faz parte de todo o universo da série Trono de Vidro de Sarah J. Maas.

Eu vou contar um pouquinho pra vocês o que eu achei dessa leitura e o motivo pelo qual comecei a série por ela. Sei que muita gente lê os livros de TOG na sequência de lançamento, mas eu quis fazer diferente.

Então vamos lá!

COMO EU CONHECI TRONO DE VIDRO

volumes-de-a-lâmina-da-assassina-sobre-manto-e-pérolas

Eu acho que faz parte de uma resenha, pelo menos do primeiro livro de uma série, eu contar um pouco da minha história com os livros. E, por isso, quero contar um pouquinho sobre esse primeiro contato.

É claro que, eu já tinha visto nas livrarias, os livros da Sarah J. Maas. Eu conheci Trono de Vidro na verdade por meio do ACOTAR (Corte de Espinhos e Rosas) e cheguei a me interessar na época, mas sempre ficou aquela dúvida, então nunca comprava.

E aí muitas pessoas nas redes sociais estavam falando muito sobre a Sarah e seus livros, minha irmã e minha amiga estavam lendo e falando muito sobre as histórias também, então comecei a criar certa curiosidade e foi aí que comecei minhas coleções dos livros da Sarah.

Eu depositei bastante expectativa, queria entender, provar um pouco daquilo que todo mundo estava amando. Então foi assim que dei o pontapé inicial para começar a ler Trono de Vidro e consequentemente A Lâmina da Assassina.

E eu sei vocês vão me perguntar: por que eu comecei por esse volume? Por que eu não quis seguir ordem cronológica? Vou contar para vocês!

POR QUE EU COMECEI PELA A LÂMINA DA ASSASSINA?

Simples, algumas pessoas próximas de mim como a minha irmã e a minha melhor amiga, me indicaram começar por este volume para entender um pouco melhor a série quando começasse de fato a ler ela pelo volume um.

Não apenas a história da série, mas conhecer um pouco a história da personagem Celaena Sardothien e quais foram os motivos para as consequências citadas nos volumes posteriores.

Então em A Lâmina da Assassina, além de conhecermos a história de Celaena, situações que a garota teve que passar, conhecemos também alguns personagens impossíveis de não se apaixonar, como Sam.

E, não vou mentir, começar por este volume realmente tornou a minha leitura dos outros livros mais fácil, mas a ordem com que você lerá a série, vai da sua preferência. Se para você for melhor ler em ordem cronológica, só vai, o importante, é não deixar esse volume de fora.

MINHA EXPERIÊNCIA DE LEITURA

taça-derramando-pérolas-sobre-livro-de-a-lâmina-da-assassina

Vou ser sincera com vocês, A Lâmina da Assassina foi um livro que não dei muito crédito. Muita expectativa para um final que me deixou estressada com a história.

Gostei das histórias de Celaena, gostei de conhecer lugares junto com ela, de me apaixonar ao passo que ela ia se apaixonando também.

Contudo, a nossa protagonista é uma adolescente, e como a maioria das adolescentes, tem o seu orgulho, as suas birras, os seus momentos. E, isso pode deixar o leitor um tanto incomodado e irritado com a leitura, como foi o meu caso.

Convenhamos, Celaena tem tudo pra ser uma personagem verdadeiramente insuportável, além de ser muito orgulhosa e egoísta.

Além disso, a personagem, durante a história, teve algumas atitudes mais pautadas em inconsequência do que planejamento, o que levou uma série de infortúnios acontecerem. O que me deixou realmente descontente com a leitura.

Uma nota importante: eu já estou bem avançada na leitura de Trono, então um spoiler: apesar de A Lâmina da Assassina ser um livro bem passatempo, a leitura dos outros volumes vale a pena, e vocês vão perceber que vou enfatizar isso nas próximas resenhas, porque tive um certo problema com a leitura dos dois primeiros livros também.

Mas, não importa o que eu tenha achado desse livro, a mensagem que ele quer passar é que tudo o que aconteceu nele, vai ter um motivo lá na frente. Por isso, inclusive, demorei para trazer essa resenha para vocês.

Quero que entendam que, apesar de eu ter achado o pior livro da série até o momento, ele é a chave para muitas das situações que aparecerão mais para frente.

COMO COMEÇAR A LER TRONO DE VIDRO – NÃO COMECE POR A LÂMINA DA ASSASSINA

Sim, eu sei que falei que quem dita as regras é você!

Mas posso te fazer uma sugestão?

Apesar de ter começado a ler Trono de Vidro pela A Lâmina da Assassina e isso ter realmente me ajudado muito a entender e conhecer melhor os personagens, eu indico muito que você leia em ordem cronológica.

Por quê?

Porque assim você não desiste da leitura!

Celaena é incoerente na maior parte da história, ela é irritante como já bem disse e age sem pensar. Um leitor mais exigente não gostaria nada deste livro, mas é importante para entendermos a evolução da personagem, conhecermos melhor seu papel e notarmos diferença entre a Celaena do passado e a do presente.

Então é mega importante que você leve a minha sugestão em consideração.

CONCLUSÃO DA HISTÓRIA

volumes-de-a-lâmina-da-assassina-com-pérolas-em-volta

Apesar do temperamento e da forma inconsequente de Celaena agir, em alguns momentos ela realmente pensa como um ser humano e se preocupa com o que está ao redor dela.

Ela tem suas próprias cobiças, mas apesar disso, em certos momentos ela age, fazendo jus à sua fama, sem esperar nada em troca.

Sem contar que, sua experiência de vida, mesmo que contada apenas uma parte, é muito cativante e me faz parabenizar Sarah J. Maas por criar um universo original rico em culturas, em nomes diferentes, em espécies, em magia e história. A mente dessa mulher é um labirinto de ideias.

Então é isso meu povo, fica a dica para vocês se estiverem procurando por livros novos de fantasia a se apegar.

E você que já leu Trono de Vidro, ou está em algum estágio dessa leitura, o que está achando?

Hugs and Kisses :*

Por ninichristie

Escritora e amante de fotografia, 24 anos, formada em Publicidade e Propaganda. Além de ser a louca por livros e ser fã compulsiva da série A Desconstrução de Mara Dyer e a trilogia Jogos Vorazes, também ama de paixão ser fotógrafa.

6 thoughts on “Resenha: A Lâmina da Assassina – Sarah J. Maas”

Deixe uma resposta